sexta-feira, 1 de abril de 2011

Edukators – Os Edukadores (Die Fetten Jahre Sind Vorbei – 2004)


Certo dia o jovem diretor de cinema Hans Weingartner resolveu fazer um filme que discutisse a sociedade do ponto de vista jovem. Um filme que mostrasse a empolgação e o espírito revolucionário lá de trás, da época da guerra do Vietnam, por exemplo, ou o movimento dos caras pintadas aqui no Brasil, onde os garotos saiam às ruas para protestar, só que de uma maneira contemporânea. Uma boa maneira de fazer isso seria colocar protagonistas naquela época da vida em que se tem todo aquele calor e paixão de mudar o mundo agindo de uma maneira original e não violenta. Daí saiu Edukators – Os Edukadores. Uma pérola, eu diria. Mas dissequemos o filme primeiro antes de eu tirar mais conclusões a respeito dele.


A história começa com uma família de bacanas chegando de viagem e encontrando sua humilde mansão de 279 zilhões recém vandalizada, com objetos bagunçados, trocados de lugar, estátuas penduradas, etc.
Inclusive, no meio da sala (de uma das), encontram varias cadeiras amontoadas.


Vendo essa cena, eu teria imaginado que o/s meliante/s estavam construindo uma torre feita de cadeiras com o intuito de conseguirem rede suficiente para estabelecerem algum tipo de contato com vidas extraterrenas. Mas sou muito ligado em ficção científica nonsense, me julguem.

O pai da família que, não sei por que, não pensou a mesma coisa que eu, resolve ligar para a polícia, até ser informado por sua esposa que o telefonema não faria muito sentido, pois nada foi roubado.

A filha acha uma carta no meio das cadeiras, que diz isso aí que você está lendo abaixo.


Quê? Você não sabe alemão? Como não?? Na verdade nem eu, mas o que está escrito no bilhete é o título original do filme. E, adivinhem, a tradução literal do disso não é “Edukators – Os Edukadores” e sim “Seus dias de fartura estão contados!”

A família fica meio desesperada. Não sei se é porque conseguiram adentrar sua mansão mesmo esta tendo um sistema de câmeras que deixaria o Boninho com inveja, ou porque realmente acham que os invasores podem voltar para levar sua fortuna, os deixando sem seus papéis higiênicos com bordas de ouro, sua piscina de três andares, seu aquário de tubarões baleia e sua réplica em tamanho real da ilha de Lost.

Malditos ricaços!, como diria Bruce Willis no filme Refém (você não viu? Tudo bem, não perdeu muito.)


Longe dalí, a garota Jule (a da esquerda, óbvio) está tomando sorvete com seu namorado. Sorvetes estes que devem ser de sabor cerveja, já que são alemães (foi essa uma piada xenófoba?).

A socialmente engajada Jule conta a Peter, seu amado, sobre sua difícil situação financeira, e o galã a convida para morar consigo em seu apartamento. Ela vai pra lá e tudo parece bem...


Viram?

Exceto que o dono do apê teve a genial idéia de convidar seu amigo esquisito para morar com ele. Jan, o amigo, chega no quarto ao lado batendo na parede e ligando o som alto. Peter diz a sua namorada que o cara é gente boa, mas Jule continua achando-o assustador e esquisitão.


Só porque ele comprou um aparelho de oxigênio usado e fica usando todo dia puramente por hobbie? Mas quem não faz isso?

Pois é. Esse aí acima é Jan, o amigo empata-fodas. E é muito ruim morar com um amigo empata-fodas, viu! Principalmente se você tem uma namorada, pois seu brother sempre vai te incomodar nos momentos exatos que você estiver no bem-bom com sua mina. Eu já passei por essa situação. É um inferno!

Por isso nunca mais vou importunar meus amigos pedindo para passar um tempo na casa deles.

..........................................................

Er... Continuando.


Com a impossibilidade de continuar o sexo, Peter vai dar uma volta de carro com Jan, e ambos conversam sobre ‘mudar suas táticas’, ampliar seus pontos de vista’ e ‘passar para outro nível’. Ainda não sabemos sobre o que eles estão falando, mas logo descobriremos.

Tudo muito bem, até que Jan pede fósforo para acender seu cigarro e acha um rolex na bolsa de Peter, e sem pensar duas vezes o joga pela janela, com a desculpa de que podem achar que ambos são ladrões.

Como assim? QUEM pode achar isso?? Ó! Ó! Dúvidas cruéis.

Peter Parece não ficar chateado de ter seu relógio de 5.000 euros jogado pela janela e logo ambos estão ouvindo e cantando uma ridícula música alemã no carro. Exatamente como aconteceria na vida real.


Sim, com direito a beijinho no rosto. Se eu fosse Jule, ficaria preocupado.
E falando nesta...


No restaurante chic onde trabalha, Jule leva uma merenda de uns fregueses por ter servido certa bebida no tipo errado de copo. Alertada sobre ‘um tipo de taça diferente para cada tipo de bebida’, Jule vai corrigir seu erro, e sem reaproveitar a bebida, pois esta já havia perdido o sabor. Malditos ricaços!

Loge dalí, Peter e Jan estão vestindo roupas pretas, capuzes e luvas.


Caraio! Será que eles são ladrões de banco? Ou justiceiros que lutam contra o crime durante a noite, o que é ainda mais legal?? Ou sado masoquistas que não se vestem muito apropriadamente para tais eventos, o que seria ainda MAIS legal???

Não ficamos sabendo o que os safadinhos aprontaram, mas ambos voltam pra casa felizes por terem cumprido sua missão. Peter dá para a namorada a desculpa de que trabalha a noite pregando panfletos nas ruas. Jule, sério, eu ficaria preocupado.


No dia seguinte, a loirinha diz a Peter que não vai poder viajar com ele para Barcelona, pois terá que devolver seu apartamento de onde foi despejada por não pagar seis meses de aluguel. Só isso? Seu Madruga conseguiu enrolar Seu Barriga por muito mais tempo. Você tem muito a aprender, Jule.


Jan se oferece para ajudá-la a dar um grau no apê antes de devolvê-lo. A garota então começa a lhe contar sua vida. Diz que tem uma dívida de 94.500 euros com um figurão, por ter batido em sua Mercedes com seu carro em um momento em que estava com a habilitação vencida.

Jan fica indignation por ela ter que ficar se sacrificando para um magnata andar de Mercedes.

Conversa vai conversa vem, e ambos têm então a idéia de vandalizar o apartamento antes de entregá-lo, o que realmente é mais divertido.


Na parede está escrito “Todo coração é uma célula revolucionária”. Algo me diz que Seu Barriga não ficará muito feliz quando ver o apê assim.

Jule é demitida do restaurante após ser pega fumando na cozinha. Ela desabafa com seu novo amigo Jan. Jan, após ver que a vida da garota está mais declinada que a filmografia do M. Night Shayamalan, conta-lhe finalmente o que ele e Peter fazem quando saem à noite.

A verdade é que ambos observam e invadem mansões, embora nunca roubem nada. Só bagunçam os móveis e deixam bilhetes com mensagens como “Seus dias de fartura estão contados” ou “Vocês têm dinheiro demais”, e assinam como Edukadores. A idéia é deixar Eike Batista e Cia apavorados, com medo de perderem sua fortuna.

Ainda preferia a idéia do sado masoquismo, mas eu sou um pervertido dos diabos, você não precisa me seguir.


Jule percebe que estão próximos a casa do ricaço cuja Mercedes ela bateu, e que o mesmo parece ter viajado. A moça se empolga com a idéia revolucionária dos marmanjos e pede a Jan para ambos invadirem a mansão. O cara só aceitará se a casa estiver na lista de mansões que ele e Peter invadirão... e não é que está???

A providência cinematográfica nunca falha.


Jan desativa as câmeras de segurança e ambos começam a trocar os objetos de lugar.


Não satisfeita. Jule tem a brilhante idéia de jogar o sofá do cara na piscina. Isso que é rancor, heim! Mas ambos se atrapalham e caem juntos na água.


Quê?? Também não era pra tanto!!

Peter, se eu fosse você, ficaria preocupado.

Jan e jule perceber que o dono da casa está chegando e vazam de lá rapidinho.


Na manhã seguinte, Peter chega de viagem e conta as novidades de Barcelona. Inclusive que a notícia sobre os Edukadores já se espalhou continente afora.

Jule chama Jan e lhe diz que esqueceu o celular na mansão que invadiram na noite passada.

Puuuuuu... taquiparil.

Os dois então voltam e reviram a casa inteira procurando o aparelho da moça. Quando Jule finalmente o acha...


PUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU... taquiparil!

O dono da mansão logo chega e reconhece a moçoila que bateu em sua Mercedes.

Percebendo que o sujeito não vai acreditar se eles disserem que são do quadro Gugu na Minha Casa, Jan e Jule resolvem dar uma coronhada no cara e assim desacordá-lo. Depois ligam para Peter para este ajudá-los.



Peter fica putinho por Jan ter envolvido sua namorada no negócio deles, mas agora que deu merda de vez, os três resolvem assumir o seqüestro e pegam a estrada para levar o sujeito para um sítio no meio do nada.


Aliás, o furgão deles não te lembra o Mistery Machine do Scooby Do? É só fazer umas pinturas e... enfim.


Pois é. Hardenberg (vou chamar o seqüestrado pelo nome agora) vai ter que ser humilde e aprender a dormir junto com outras pessoas que não sejam sua esposa e prostitutas tailandesas. Ricaços, sabe.


Na manhã seguinte, os seqüestradores dão uma voltinha pra discutirem o que fazer. Peter tem a idéia de pedir um resgate milionário e darem o fora do país, já que nunca mais poderão reter sua antiga vida. Eu não teria tido uma idéia melhor.


Durante o café da manhã – que deve ser à base de salsicha, já que são alemães (eu não paro!) – os três começam a fazer perguntas a Hardenberg (que parece ser o seqüestrado mais bem tratado de todos os tempos), como quanto ganha, como se sente por ser um porco capitalista e se acha que 24 Horas vai ganhar uma nona temporada. Essa ultima é mentira, eu é que teria perguntado.

Na mesa se desenrola uma conversa mais profunda onde falam sobre sociedade capitalista, primeiro mundo escravizando o terceiro, democracia, política e essas coisas que a Luciana Gimenez entende muito bem.

Desse bate-papo saem ótimos diálogos e frases de efeito. Eu até transcreveria alguns aqui, mas tô com uma preguiça dos diabos, então assista ao filme e confira.


Jan mostra a seus amigos a foto de uma ilha no Mediterrâneo onde quase não há policiamento. A idéia é de eles invadirem a ilha, que é o centro de controle de grandes satélites europeus que, se sabotados, tirarão do ar todas as televisões do continente. É uma boa idéia, admito. Mas os garotos do TV Cruj pensaram em algo parecido alguns anos antes e foram mais autênticos.


Na refeição da noite (que nem vou falar o que acho que é) Hardenberg tenta se enturmar com a galera, pedindo pra dar uma tragada no cigarrinho Bob Marley de Jan e dizendo que também era um revolucionário nos anos 60 e que o idealismo deles tem seu respeito. Depois, inclusive, ainda promete a Jule que pode assinar um documento para cancelar sua dívida com ele e consegue convencer o trio a levá-lo até a cidade para dar um telefonema para sua mulher. Xiiii! No que será que isso tudo vai dar?



Mas Hardenberg se comporta direitinho durante a rápida ida até a cidade e não tenta nenhuma gracinha, pois Peter estava com seu revolver de plástico e o usaria para ameaçá-lo. Por que um cavalo de vinte e tantos anos tinha uma arma de plástico é uma coisa que você vai ter que refletir sozinho.


Em outro momento, Peter acha uma foto de jule na jaqueta de Jan. Então os vê de chamego e começa a desconfiar que galhos invisíveis estão crescendo em sua testa.

Bom, como o rancho está acabando, alguém tem que ir a cidade comprar a salc... a comida deles. Peter deixa Jan e Jule irem sozinhos fazer as compras, o que definitivamente não me parece uma boa idéia.

Hardenberg vê uma brecha e consegue escapar da cabana. Peter entra em desespero e corre atrás do fugitivo com sua arma de plástico...


Mas o figurão não tinha fugido. Ele deixou a chance escapar e ficou apreciando a paisagem. Por que será?

Hardenberg, astuto pra caralho, insinua a Peter que este está sendo traído por sua namorada com seu melhor amigo. Hummm... estão você fica ouvindo as conversas dos jovens e está tentando botar um contra o outro heim, Hardi?? Te manjei.

Peter fica ainda mais encabulado. Mas pra quê essa desconfiança?? Provavelmente os loirinhos estão só fazendo as compras uma hora dessas.


Er... bem...

Quando os pombinhos traíras chegam com as compras, Peter dá uma dura neles e diz que já sabe de tudo e vai dar o fora dalí. Jule ainda corre atrás, mas o corno não quer nem saber. Fodam-se os dois!


Jan também tenta falar com o amigo...


Mas também não é bem sucedido. Caso você não tenha entendido a imagem acima, isso é um dando um soco no outro.

Peter entra no Mistery Machine e se manda dalí. Todos ficam tristes ao som de Hallelujah.


Peter vai pra cidade afogar as mágoas com um desconhecido qualquer no maior estilo “aqui nessa mesa de bar eu vou minha conta pagar então preste atenção por favor”. E eu sabia que ainda ia entrar cerveja na história, mas deixa quieto.

Parece que o rapaz traído está determinado mesmo a abandonar seus amigos com o seqüestrado definitivamente.


Só que esse definitivamente só durou até ele ficar totalmente bêbado e voltar pros seus camaradas. É, essa imagem tá escura pra cacete, mas a luz do quarto tá pagada, caramba!

No dia seguinte o triangulo tem uma conversinha e tudo fica de boa pelo menos por enquanto, embora ainda não dê pra entender direito como vai ficar essa situação amorosa.


Peter até perdoa o amigo e lhe dá um abraço carinhoso. Óóóóóó  S2

O trio chega à conclusão de que agiu errado ao raptar Hardenberg e tomam a radical decisão de levá-lo de volta para casa, aconteça o que acontecer a eles. A tríade então coloca o coroa no Mistery Machine e dirigem-no pela ultima vez no filme, partindo em direção à realidade que terão que enfrentar.


Mas o que acontecerá agora?? Hardenberg, depois de liberto, perdoará seus raptores e não contará para ninguém do seqüestro?? Perdoará também a dívida de Jule?? Ou os dedurará para a polícia e os fará passar o resto da vida na cadeia, onde Peter e Jen passarão a ser chmados de Teresa e Ramona, respectivamente??? Jule ficará com Jan ou com Peter?? Ou com os dois??? E aquela idéia de invadir a ilha que é o centro de controle de satélites europeus?? Ainda terão a chance de pô-la em prática e desativarão toda a transmissão de TV da Europa?? Ou dominarão a tal ilha e passarão a exibir desenhos animados vinte e quatro horas por dia (o que é bem mais legal)?????

Só assistindo pra descobrir, né meu amigo?

NOTA: 9,7

Podemos dizer que Edukators é um filme político que mostra o engajamento nas causas sociais de uma maneira bastante inovadora. Sentimos a empolgação dos jovens do filme em querer mudar o mundo, mesmo dispondo de mínimos recursos para algo tão utópico.
A maior parte dos acontecimentos se desenrola no sitio onde os três protagonistas mantém Hardenberg em cativeiro, e a ação se sustenta nos diálogos e nos diferentes tipos de relacionamento que se dão entre os quatro. Ou seja, não só questões externas são trabalhadas aqui, mas também o lado emocional dos personagens. O resultado é um filme criativo, com diálogos inteligentes, que nunca perde a atenção do espectador e conta com um final surpreendente. Vocês vão ver.

Então até a próxima, pessoal!!! 

Absss

4 comentários:

  1. Cara, primeiro eu gostaria de parabenizar seu blog. Gostei bastante da temática dele, isso de analisar cenas e tals.
    Bom, sobre o filme, parece ser muito interessante e com atores talentosos. Me interessei em assisti-lo principalmente por se tratar de adolescentes com interesses em comum. Enfim... Muito bom! :D

    www.maisqueindelevel.com

    ResponderExcluir
  2. Seu post ficou grande mas isso não é nem um pouco ruim, é grande e por isso é muito legal pois você escreve bem. Adoro isso de texto com muitas fotos. Gostei do seu humor. Gostei do plano de fundo de seu blog que deu um tom artistico a sua "análise de cena"! ...hahaha... Parabéns! =)

    Grande abraço!

    http://neowellblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a sequência de imagens para entender o roteiro do fime. Gostei, quero assitir também.

    ResponderExcluir