sexta-feira, 22 de abril de 2011

Bear’s Kiss – 2002


Saudações navegantes da nave louca! Estamos de volta (#bialfeelings)! Lembro que lá no segundo post do blog – que foi a análise do filme Fucking Amal – eu disse que em breve falaria de outro filme estrelado por Rebecka Liljeberg. Sei que já faz mais de um mês, mas diferente de algumas pessoas que estão me devendo dinheiro (e chicletes), eu cumpro o que falo... na maioria das vezes. Então hora de cumprir o prometido. Quer dizer... eu prometi? Nem lembro.

Bear’s Kiss é uma co-produção entre a Alemanha, Suécia, França, Rússia, Itália e Espanha. Uia! Eu sinceramente não sei se ele um dia foi lançado no Brasil, mas acho improvável, pois é uma película desconhecidíssima por aqui. Conseqüentemente não deve ter um título em português, que literalmente traduzido seria ‘O Beijo Do Urso’. A não ser que os geniais tradutores brasileiros resolvessem por o um título como “Um Urso do Barulho” ou “O Urso Está Apaixonado”. Caras, que Freddy Krueguer permeie os sonhos de vocês eternamente!
Mas será que esse filme é bom mesmo ou é uma bobagem dos infernos?? Bom, só a presença de Rebecka Liljeberg liderando o elenco já foi motivo suficiente para eu tê-lo assistido. Mas eu sou um fã declarado da atriz, e esse pode não ser o seu caso. Então siga-me para descobrir se Bear’s Kiss vale o ingresso... digo... o download ou não!



O filme começa com uma animaçãozinha legal apesar de muito curta, mostrando uma menina caminhando com um urso na neve.

Mas nem tudo são flores na vida das celebridades, pois em algum lugar gélido do mundo...


”Não atire! Eu me rendo!”

... Um papai urso (ou mamãe ursa) está na mira de um caçador maligno...


Que parece não ter Jesus no coração, pois mete bala no nosso amigo impiedosamente, fazendo-o se juntar ao urso Knut no céu dos ursos, onde provavelmente terá que enfrentar as malvadezas de Coração Gelado e companhia.


E parece que agora alguém vai ter que aprender a se virar sozinho desde cedo, olha só.

Longe dalí e algum tempo depois, a menina Lola (Rebecka) está com seus pais comprando alguns animais para utilizarem em seu circo. Lola se encanta com um ursinho.


E enquanto Marco, o pai, e o vendedor aproveitam para tomar uma cana, Lola recebe um estranho amuleto de uma mulher do local.


Huuummm...

Como faz parte de um circo itinerante, a família de Lola vive percorrendo o mundo. Agora o ambiente muda para a Rússia.


Sempre que o filme se locomove para um lugar diferente, aparecem imagens como esta acima indicando o local. Que bom! Assim os personagens não precisam ter aqueles diálogos forçados para descobrirmos onde eles estão, como “Poxa, que bom que estamos na Rússia”, e outras falas igualmente cretinas.


Lola se prepara para uma apresentação em um teatro russo, onde fará piruetas no ar com sua mãe. Por que ela se apresenta fantasiada de Nany People, não me perguntem.

Depois disso, vamos para a Suécia, onde Marco está tentando dar um salto mortal com sua moto.


... Mas leva uma bronca de sua mulher Carmen, que diz que ele não é nenhum Motoqueiro Fantasma e pode se matar fazendo isso. Também lhe questiona porque comprou o urso se não o está usando nas apresentações, mas percebe que o cara não é bom nisso também. Ou seja, ele é mais inútil no circo do que policial manco em filme de terror.


Lola ouve seus pais brigando no trailer e comenta com Groppo, um palhaço que viaja com eles com o circo, que o cara lá não é o verdadeiro pai dela, e que o amor deles não é verdadeiro já que vivem brigando. Ficamos também sabendo que Groppo é afim de Carmen.

Como esse papo besta não dá em nada, Lola se arruma ao anoitecer para um encontro. Carmen pergunta com quem, e a garota diz que é com o urso!!


Aparentemente Carmen não fica nada encanada ao ouvir isso da filha, o que mostra que ela não tem nada contra zoofilia. É uma mulher moderna, sabe.

E parece que a Lolinha está mesmo apegada demais a esse urso (é Misha o nome dele) pro meu gosto, pois olha o que ela diz pra ele: - “Você é o meu cara. O único!”


Alô, é do IBAMA?

Na noite seguinte, Carmen revela a Lola que não é sua verdadeira mãe e que a garota foi deixada na porta deles quando era bebê por alguém que achou que o circo seria um bom lugar para ela viver.

Taí uma boa desculpa pra abandonar um filho. Vou fazer isso com o meu quando ele nascer caso não vá com a cara dele.


Carmen, aliás, é essa mesmo aí em cima. Só que sem a peruca loira que ela usa não sei porque diabos.

Bom, tudo fica bem entre as duas, pois Carmen diz que a ama como se fosse uma filha verdadeira e que nunca a abandonará. Carmen está pensando em dar o fora dalí com a filha por não agüentar mais viver com Marco, mas Lola a convence a ficar.


Er... Devia ter convencido melhor. Pelo menos Carmen colou uma estrelinha em sua carta de despedida. Talvez assim alivie a dor de Lola por ser abandonada pela segunda vez na vida.

Groppo leva um ramalhete de flores pra Carmen, que uma hora dessas já está mais sumida que o Rick Moranis, mas Marco lhe diz que ela foi-se para sempre, e que o palhaço deveria arrumar outra pra dar umas cantadas.


Você reparou o que eu reparei? Groppo, o palhaço mais triste do mundo, dava em cima da mulher de Marco na cara dele! Isso que é hombridade e moral, né Marco?

Mas a vida continua sem Carmen, e Lola, Marco e Groppo continuam viajando com o circo. A menina inclusive começa a fazer apresentações com Misha, já que este já está grandinho o suficiente.


E olha só, rapaz, a Luisa Mell tava na platéia! Quem diria! Vamos perguntar pra ela se ela gostou da apresentação do urso no picadeiro?


Errr... Vamos pular essa parte, ok?

Lola continua xavecando seu parceiro de trabalho, o que mostra pouco profissionalismo e ética da parte dela.


Não vou nem comentar nada sobre essa cena, exceto que preferia quando Rebecka Liljeberg beijava outras meninas.

Mas , diabos! Deixa ela! A Bella do Crepúsculo dava uns beijinhos naquele cara que se transforma em lobo, oras! Fora que ela namora um vampiro! Além de zoófita, é necrófila!

 À noite, Misha começa ter estranhos pesadelos. Não em relação a terem lhe dado um nome tipicamente russo, mas com uns caras sinistros fazendo rituais bizarros  no local que parece ser sua terra natal.


Então, na manhã seguinte descobrimos algo impressionante!

Não que ursos sonham, e sim...


QUE MISHA VIRA HOMEM!!

E que é feio pra caralho!!!

E que é interpretado pelo filho do diretor.

Lola fica sabendo dessa presepada e vai ver seu urso pra saber direito o que está acontecendo. Misha boy pede para ela abrir a jaula, mas a garota não tá botando muita fé que ele é o verdadeiro Misha.


Lola dá o fora dalí como se nada de muito extraordinário tivesse acontecido e sem fazer mais perguntas.

Caraio! Se eu visse um urso que se transforma em gente, o teria amarrado a uma cadeira de balanço com fita gomada e lhe feito uma bateria enorme de perguntas, inclusive se Elvis está vivo e que matou Odete Roitman (eu era muito novo na época dessa novela).

Depois disso, Misha volta ao normal, e Lola vai a igreja perguntar pra Deus porque seu amado urso se transforma em um sujeito tão insosso...


E porque tem um cara com corte de cabelo dos anos vinte fungando seu cangote em plena igreja.


É pra roubar a tua bolsa, lesa!! Pra quê mais??

É, tem um “pra quê mais”, mas eu sou casto e inocente e demorei pra pensar nisso.

Misha pressente que sua amada está em perigo e corre até ela. Como urso, convenientemente se transformando em gente apenas após adentrar o local.


Misha, tal qual um super-herói americano, dá uns tabefes no gatuno, que não oferece muita resistência (se um cara entrasse pelado numa igreja pra me bater, eu também acharia melhor não reagir) – e recupera a bolsa da donzela, finalmente ganhando sua confiança.

Bom, tudo terminaria bem, exceto que a policia não gostou muito de ver um urso a solta na rua e dá uma dura no dono do circo, que, furioso, demite Marco de vez.

Marco, Lola e Groppo agora se juntam a um pessoal de circo de rua.

                                                  Essa eu pegava.

Lola e Misha boy vão dar um passeio no mato. E vocês sabem o que acontece quando um casal vão sozinho por de jovens enamorados mato, não sabem?




Pois é.

Quer dizer... Não! Não é isso! Eles fazem uma DR, na verdade.


Misha boy diz a Lola que tem que partir, pois deve cumprir seu destino, ou alguma bobagem clichézistica do tipo.

A garota entra em deprê e começa a ter sonhos onde dança com Misha bear.


Olha a mão boba do peludo! E é impressão minha ou a mulher lá atrás não tem rosto?

Enquanto isso, Marco tem uma briga feia com Lou, o cara que o contratou para trabalhar em seu circo de rua, que após lhe dar uma surra ainda tira uma com a cara dele, dizendo que Marco não sabe fazer nada e que só foi contratado por pena.


Cansado de ser o maior fracassado do filme e de provavelmente receber um cachê menor que o do urso, Marco decide tomar uma atitude e mostrar a que veio!


Cansado de ser o maior fracassado do filme e de provavelmente receber um cachê menor que o do urso, Marco decide tomar uma atitude e mostrar a que veio!


Isso, Marco!! Vai que é tua, meu filho!! Mostra que você não é um fracassado de merda!!! Só toma cuidado na aterrissagem, pra não...


É, só sobraram as botas do coitado pra contarem a história.

Pois é. Marco foi para a Cidade Paraíso, onde a grama é verde e as garotas são bonitas.
Lola agora está sozinha no mundo. Ou quase só, pois...


Olha só! Misha boy está de volta, para a alegria de... De ninguém, pois ninguém se importa. Brincadeira, Misha boy!!

Como não tem nem rede, Lola decide continuar viajando com o circo de rua. E Misha e Groppo – O palhaço mais triste do mundo, vão junto.

Só pra constar, esse subtitulo “O palhaço mais triste do mundo” não é do filme. Fui eu mesmo que inventei, pois acho que combina com ele.

Ao chegarem na Espanha, Lola e Misha decidem dar umas voltas pela cidade à noite. O cara tem a péssima idéia de deixar uma cigana ler sua mão. Na vida real elas sempre falam que coisas boas nos aguardam, mas nos filmes é exatamente o contrário! Se a cigana falasse que só iriam acontecer coisas boas na vida do personagem, o filme ficaria sem graça e parariamos de assistir!

A vidente diz que Misha é um metamorfo, e que transita entre dois mundos. Ela só não tem certeza se ele é um lobo ou um urso. Perceberam? Então também existem lobisomens no universo desse filme!


A mulher diz que logo Misha se tornará definitivamente um homem e não se transformará mais em urso. Isso deveria ser uma boa notícia, mas acho que Lola não gostou muito, pois pra mim ficou claro que ela prefere o Misha bear.

A cigana se vai e diz que já aconteceu algo parecido com ela, pois já se apaixonou por um homem que se transformava em macaco! Sério, ela disse isso. E nada mais tenho a comentar sobrwe o assunto.

Bom, o casalzinho parece estar cansado desse papo todo e decidem e dançar num lugar isolado.



E pelo visto a dança fica caliente. O suficiente para começarem a protagonizar uma considerável cena de sexo softcore à seguir, com direito a peitinhos de Lola aparecendo e tudo o mais! Querem ver? Então vou mostrar:


HÁ! Achou mesmo que eu ia te deixar vê-la nua?? Never!! A Rebecka Liljeberg é só minha! MINHAAA!!! Muahuahahaha (voz do Gilberto Baroli)!!!

Bom, e do Misha também. Mas ele não está mais no caminho, pois o ator que o interpreta morreu em um trágico acidente a alguns anos atrás. Papo sério.

Dias depois, Lou toma umas a mais do que deveria e tenta estuprar nossa protagonista.


Mas é claro que Misha bear pressente novamente o perigo que sua enamorada corre e vai salvá-la do malfeitor, saindo de sua jaula e se transformando em Misha boy.

 Esse já não paga mais impostos.

Mas parece que nosso herói passa do ponto, mandando Lou de vez para o próximo mundo.


Misha se transforma novamente em urso e sai correndo dalí, pra logo depois ser capturado por policiais.

Lola vai até a delegacia, mas o policial lhe diz que o urso será sacrificado no dia seguinte, já que matou uma pessoa.

A garota bola um plano com Groppo, o palhaço mais triste do mundo, para tentar tirar seu amado dalí antes que ele vá de vez para a forca.


Groppo então lhe faz uma comovente revelacão. Mas você vai ter que assistir ao filme pra saber o que foi.

Vale notar que durante o filme todo Groppo não tira em nenhum momento a maquilagem de palhaço, o que me leva a crer que ela fixa em seu rosto assim como a do Coringa. E que ele deve caprichar na hora de passar cantada em mulheres num bar.


Botando seu plano genial (eu disse GE-NI-AL) em ação, o palhaço destrai o tira enquanto Lola quebra a jaula e tira Misha dalí o mais rápido possível.


Nossa heroína tira seu amado de lá e o coloca em seu trailer, dando o fora mais rápido do que Salsicha faria se desse de cara com Gene simons sem maquilagem no escuro. Corra Lola, corra!


O policial percebe a fulga e corre atrás de Lola, mas Groppo consegue impedí-lo por tempo suficiente para a garota que sempre teve como filha conseguisse fugir, mesmo que se prejudicasse ao fazê-lo.
E este é Groppo, o palhaço mais triste do mundo.

Lola vai até a cigana que leu a mão de Misha anteriormente e lhe pergunta por que ele não está se tornando humano novamente. A mulher lhe diz que, por ter matado uma pessoa, Misha está condenado a viver como urso para sempre!

E agora??


Lola, agora fugitiva e sem ajuda, vaga sem destino apenas com Misha bear em seu trailer. Será que não existe mesmo outra maneira de fazê-lo se tornar Misha boy novamente?? Para onde nossa musa irá agora que está só??? E que revelação Groppo lhe fez chorando??? Será que ela ficará com Misha mesmo em sua forma animal, protagonizando a maior cena de zoofilia dos filmes desde que Monica Mattos... Deixa pra lá.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 

A maior sensação passada por Bear`s kiss talvez seja a de solidão, muito promovida pela falta de comunicação e frieza dos personagens um para com o outro. Há muito pouca afinidade entre eles, quando não (na maioria das vezes) nenhuma. Pessoas que vivem anos e até mesmo a vida inteira juntos agem como meros conhecidos entre si. O calor humano é prersenciado poucas vezes na fita, como entre Carmen e Lola (antes da primeira abandonar a segunda), Lola e Misha (mesmo com poucos dialogos entre o casal) e Lola e Groppo (mais para o fim do filme). A sensação de solidão e vazio é acentuada pelo modo de vida dos personagens. Como vive viajando, Lola é impossibilitada de estabelecer qualquer relação de amizade duradoura, daí provavelmente seu apego ao urso. O vazio vai aumentando a partir do momento em que a pelicula vai avançando, Lola vai perdendo um a um os poucos personagens ao seu redor e o cerco da trama vai se afunilando, até chegar ao derradeiro e inexperado final (o desfecho do filme consegue ser impressionante, condizente e satisfatório. Vocês verão).
Com belas paisagens e uma premissa que aparente ser infantil e boba só à primeira vista (jovem do circo se apaixona por urso que se transforma em rapaz), Bear`s Kiss é um conto de fadas melancólico, belo e poético do início ao fim. Com certeza merece ser conferido.

NOTA: 9,6

7 comentários:

  1. Bear’s Kiss parece ser realmente lindo! =)
    Adorei as imagens que colocou!
    Parabéns pelo blog!

    http://nos4.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. KKKKKKK

    As descrições que você faz do filme são excelentes. Eu coloquei seu blog (www.larioscine.blogspot.com), na seleta lista de sites que sigo. Portanto faça o mesmo, hehehe.

    Parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. Tank you Taíza, adorei seu blog tb!

    Valeu Larios, seu blog também é muito bom, já to seguindo.

    ResponderExcluir
  4. bem legal teu blog adorei


    visite:
    http://wagnermp3.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. parece interessante, vou procurar assistir

    ResponderExcluir
  6. Por intuição, eu parei de ler o post, achando que ia encontrar spoilers sobre esse filme...rsrs

    Mas a minha leitura superficial deu a entender que o filme é bem interessante, meio conto de fodas, inclusive...rsrs

    ResponderExcluir
  7. O filme é muito bom, mas suas piadas são melhores KKK

    ResponderExcluir